quinta-feira, 4 de junho de 2009

paixão. pedro. luís. figo. portugal. longe. calor. tu.


ter paixão no nome é um privilégio. tu não o sabes mas é. escrever como tu também. tu não o sabes mas é. ter a tua sensibilidade é tambem um privilégio e tu sabes. devias dar-te mais importância, gostar mais de ti. ter paixão no nome é um privilégio. daqueles que não escolhemos. que nos surge sem querermos. sem quererem. sem querer. Ter paixão no nome é tão forte que até na hora da morte, aquela que dizes que será amanhã, terás a paixão por perto. a identificar-te. aqui descansa a paixão. a paixão como descreve o mundo em que tudo acontece. tudo acontece ao acaso. por acaso comprei o livro. compro livros pela capa. aquela tinha paixão escrita a azul e uma rua abandonada... possivelmente uma daquelas que existe dentro de si. de ti. uma rua abandonada. ou povoada pelas memórias que só quem tem paixão consegue descrever tão bem. ter paixão no nome é um privilégio, tu não o sabes, mas é. quando corrias pelo campo. eras tu e só tu. e o que me fazia gritar. não desistas nas horas mais crueis. não desistas. não desistas. tenho em ti tantas recordações. os campos cheios de gente. suor, calor, a voz que doi e corroi por dentro o cérebro frágil de tanto gritar. eras tu e o mundo parava. o meu mundo parava. o que tu me deste em campo é algo que nunca irei esquecer. a força, a desilusão, o ver os outros ganhar, o sentir que eras o melhor. luís figo. lembro-me da primeira vez que te li. era um domingo. era cedo. fui com a minha mãe mais cedo para os capuchos. ela nasceu lá. chegámos cedo a casa da Adelaide. a Adelaide tem uma casa grande, com uma sala em baixo que dá para comer e para jogar à bola com o miguel, o john, o joão. às vezes juntavam-se alguns mais velhos. hoje somos todos mais velhos. a casa da adelaide ainda existe e possivelmente hoje dá para comer mas não para jogar à bola. crescemos e só nos volumes das paredes é que conseguimos entender que crescemos mesmo. merda, crescemos mesmo. na sala grande estava um jornal. no meio de uma página verde li uma noticia de dois parágrafos. peixe e figo afinal ficam. eram juvenis e estavam a ser cobiçados pelo rival da luz. afinal ficaram. os nomes ficaram na minha cabeça. macau, fora de horas. o teu golo não foi um golo, foi uma explosão. sentir.me emigrante e perceber que o meu clube eras tu. era portugal. gosto tanto de portugal que era capaz de ir a uma guerra por ele. gosto tanto de portugal que me põe tanta pena ver-te aqui de longe. tão frágil. tão pequeno. ainda há portugal e eu quero mostrar. e o golo que marcaste. sem piedade. toma. e as asneiras que me saíam da boca sem controlo nenhum. filhos da puta dos ingleses. e foi assim três vezes. e dos holandeses. e foi assim vezes. filhos da puta dos franceses. foi sempre assim. e tu estavas lá ao meu lado. à minha frente. Paris. fintas tudo. atacas eles pela frente, como deve ser. turcos. que se fodam os turcos. ganhamos. paris. frança - corre figuinho. corre figuinho. este diminuitivo que quase sempre cheirava a derrota, ou a ultimo folego. vamos. eras tu quem nos podia salvar. eras só tu. alcobaça, frança e as lágrimas que não páram de correr. lisboa - coreia, que se foda o mundial. e depois a esperança de novo. és o exemplo. és o melhor. sabes que é um privilégio ter figo na camisola? alemanha e a certeza que beijarias a taça. no meio do jogo, da derrota que se avizinha prometi que ía sempre aos mundiais. até ao dia que possamos beijar a taça. eras tu quem a devia beijar. paixão no nome que tens. ter paixão no nome é um privilégio. e ter uma governanta que nos traz flores frescas e que nos escolhe a roupa, e ter um amor sempre perto. sabes que escrever paixão é um privilégio? sabes que ter paixão é um luxo? está tudo longe. está calor. tenho-te a ti. e a mim e os sonhos juntos. e as caídas. e as levantadas. e as linguas que misturo. e portugal que está longe. e o top que sempre é igual ao melhor. e o meu trabalho que chega às pessoas. e as canções que vou escrevendo aos poucos. e o sol. e o calor. e tu. e eu. e aquilo que eu queria que fosse. left right. para a frente nuno. para a frente.

Sem comentários: